Fila INSSO Brasil tem hoje 63 milhões de aposentados. Apesar dos números gigantescos, são pessoas cujos direitos são cotidianamente desrespeitados pelas empresas de ônibus, que burlam a Lei das Gratuidades; pelos planos de saúde, que os colocam para fora ou dificultam a adesão. Uma categoria quase invisível.

Para organizar a luta e as reivindicações desse contingente, um dos pontos a serem debatidos no Congresso Nacional da CUT (Concut) é a criação da Federação de Aposentados, Pensionistas e Idosos (Fapesi), reunindo Associações e Departamentos de Aposentados dos sindicatos filiados à Central.

De acordo com Wilson Ribeiro, da Associação dos Metalúrgicos Aposentados de São Bernardo, e membro da Comissão Organizadora da Fepasi, os três eixos a serem debatidos no Concut são: Valorização da aposentadoria e dos benefícios; Direito à Saúde; Criação de Políticas Públicas para os idosos e aposentados.

– Hoje, quando o trabalhador deixa a ativa, ele deixa de existir, diz Wilson. É como se ele ficasse invisível para a sociedade e para o estado. Mas nós não somos invisíveis e é isto que queremos mostrar.