lula-OlhoO brasileiro mais investigado e caluniado da história do país, o ex-presidente Lula decidiu reagir. “Eu, daqui pra frente, vou processar todos que divulgarem mentiras sobre a minha vida pra ver se acaba com essa desfaçatez”, disse ele em entrevista a blogueiros.

A perseguição sistemática vem desde sua ascensão como sindicalista. Há décadas sua vida é  vasculhada sem que nenhum ato ilícito seja provado. “Se tem uma coisa de que me orgulho e que não baixo a cabeça para ninguém é que não tem nesse país uma viva alma mais honesta do que eu. Nem dentro da Polícia Federal, do Ministério Público, da Igreja Católica, da igreja evangélica, nem dentro do sindicato. Pode ter igual. Mais, eu duvido”, protestou.

Os exemplos de tentativas de incriminar Lula são incontáveis. A denúncia de compra de um barco, que era na verdade uma canoa de alumínio; a informação de que o filho do ex-presidente teria sido citado em delação, depois desmentida; e a notícia falsa de que os advogados haviam entrado com habeas corpus preventivo para evitar sua prisão.  Há até o caso inacreditável da charge em que Lula foi desenhado quando a denúncia de propina de R$ 100 milhões dizia respeito ao tucano Fernando Henrique Cardoso.

O que está por trás desse ódio não é, certamente, o combate à corrução. Se fosse, o apartamento de FHC em Paris ou as propriedades de Aécio Neves em Minas e no Rio de Janeiro – inclusive um apartamento na Lagoa declarado por valor 60 vezes menor do que o real – seriam alvos de apuração policial.

Embora cada denúncia seja rapidamente desmentida e a imprensa tenha que publicar erratas e pedidos de desculpas, o estrago na imagem de Lula é inquestionável. A questão é que as retratações nunca são publicadas na mesma proporção das falsas informações.

Para reverter esse quadro, é preciso mobilização e cobranças judiciais. Lula é perseguido porque mudou o Brasil, ousou tirar 30 milhões de brasileiros da pobreza, abrir escolas técnicas e universidades à população de baixa renda, colocar o pobre e o negro no avião, no restaurante, no carro novo. Ousou aumentar, como nenhum outro, o poder de compra do salário mínimo. Lula merece respeito e os movimentos sociais estão prontos para exigir que se faça respeito.

Leia a edição completa do Direito de Opinião Nº 7