BarcasO deputado Gilberto Palmares participou hoje, 28/05, da audiência pública sobre os incidentes nas barcas e o planejamento para a Copa do Mundo 2014, realizada pela Comissão de Transportes da Alerj. Palmares foi presidente da CPI das Barcas, e cobrou que a CCR torne público os motivos do novo reajuste. Ele também cobrou mais divulgação sobre a utilização do Bilhete Único e a pequena quantidade de barcas operando para a Ilha de Paquetá e Ilha do Governador.

Segundo Perrine, 80% do público são usuários do Bilhete, e não há previsão para aumento da frota de embarcações para Ilha e Paquetá, apenas obras estruturais nas estações e embarcações. Palmares também reivindicou que sejam revistos o tempo dos trajetos que deveriam ser de 20 minutos nas barcas tradicionais, e como ele mesmo constatou como usuário em uma viagem entre Niterói – Rio, houve demora de 27 minutos para fazer a travessia.

Segundo Francisco Pierrini, diretor de operações das CCR Barcas, o planejamento estipulado em 2012 está ocorrendo no prazo previsto. Já foram feitas diversas reformas nas estruturas das estações e agora aguardam a chegada de mais 9 novas embarcações: duas vindas do Ceará, que serão destinadas para Ilha Grande, e outras sete, da China, que farão parte da nova frota para o trajeto Rio – Niterói, somente. As novas barcas estão previstas para chegar até novembro deste ano.