04 de agosto de 2011

Homenagem ao trabalho da FAP

Dia 6 de agosto é o Dia Estadual de Combate a Tuberculose. Para marcar esta data, o deputado estadual Gilberto Palmares, presidente da Frente Parlamentar de Combate ao HIV/Aids e Tuberculose, homenageará a Fundação Ataulpho de Paiva com o título de Benemérito do Estado do Rio de Janeiro. A Fundação é responsável pela fabricação da vacina BCG, que protege contra formas graves de tuberculose. “Continuo na luta para retirar o Rio de Janeiro da condição vergonhosa de estado com maior número de mortes por tuberculose no país. Por isso temos que valorizar o trabalho desenvolvido pela Fundação”, afirmou Palmares. O evento será dia 8/08, às 10h, no Plenário da Alerj. Participarão da mesa o presidente da Fundação Ataulpho de Paiva, Germano Gerhardt Filho; o professor da UFRJ, Claudio Costa Netto; o presidente do Forum Estadual Tb/Aids, Carlos Basilia, entre outros.

Viva a Mulher Negra Latino Americana e Caribenha

Defensor da continuidade de funcionamento das escolas compartilhadas, o deputado Palmares participou na semana passada de audiência pública que discutiu a questão na Alerj. Ele também esteve em reunião com o secretário de Educação, que prometeu analisar com atenção os dados informados por Palmares. A Secretaria quer fechar as escolas noturnas que estão instaladas em prédios da Prefeitura do Rio. Entre as escolas que correm o risco de fechamento sete são da Tijuca, Rio Comprido e Vila Isabel. Entre elas a Francisco Cabrita, Pedro Varela e Equador.

Fiscalização do Bilhete Único

Mesmo no período de recesso da Alerj, o deputado estadual Gilberto Palmares resolveu averiguar denúncia de descumprimento do Bilhete Único. Viajou num ônibus da linha Vila Isabel x Niterói e realmente comprovou a irregularidade. Foi descontado em R$ 5,50 ao invés de R$ 4,40. Como o deputado tem uma trajetória voltada para a defesa dos usuários de transporte público resolveu denunciar a irregularidade.

70 anos do Sinttel

Para marcar os 70 anos de luta do Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações, Palmares entregará a Medalha Tiradentes ao Sinttel, no próximo dia 23, às 18h, no Plenário da Assembléia Legislativa. Durante o evento também serão entregues títulos e moções para antigos militantes e dirigentes do Sindicato. “Esta atividade é de extrema importância porque temos que valorizar a história e as conquistas obtidas durante esses 70 anos”, destacou o deputado, que foi duas vezes presidente do Sinttel.

Ação contra a Telos

Participante da Fundação Telos, fundo de pensão dos empregados e aposentados da Embratel, o deputado Gilberto Palmares está liderando a luta contra a decisão da fundação que reduz o reajuste do benefício. É que a Telos usa o IGP-DI como índice de reajuste das aposentadorias e pensões. No período 2008/2009 o IGP-DI foi negativo e não houve reajuste nos benefícios. No ano passado, com o IGP-DI positivo, a Telos concedeu o reajuste, mas descontou o índice negativo do ano anterior. Com isso, as complementações, na prática, sofreram redução no valor. Palmares encaminhou protesto formal contra a redução, o Sinttel-Rio encampou a luta e está movendo uma ação judicial contra o fundo de pensão.