Escola do Legislativo do Rio faz dez anos

Uma solenidade no plenário da Alerj marcará, no próximo dia 9 de novembro, às 18h30min, a comemoração pelos 10 anos da Escola do Legislativo do Estado do Rio de Janeiro (Elerj). Coordenada pelo deputado estadual Gilberto Palmares desde 2007, durante este período a Escola instituiu um programa de pós-graduação que já está em sua terceira turma, implantou a Educação de Jovens e Adultos para elevar a escolaridade dos funcionários da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro; promoveu conferências e seminários itinerantes para atender às Câmaras Municipais do estado; organizou uma série de debates abertos para discutir com a sociedade temas relevantes para o Rio; inaugurou seu pólo de Pré-Vestibular Social gratuito, voltado para estudantes de baixa renda, e formou parcerias com instituições como a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e a Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj).

Ato pró-candidatura própria em São Gonçalo

O ato, organizado pela militância e pelos membros do Diretório Municipal que defendem a candidatura própria do PT, será no dia 11/11, às 18h, na sede do PT, no Centro de São Gonçalo. Durante o ato, o deputado Gilberto Palmares, que tem o apoio dos militantes para ser o candidato do PT à prefeitura da cidade, mostrará o trabalho que vem desenvolvendo na luta pela melhoria do transporte público. O deputado tem estado toda quarta-feira no Viaduto do Alcântara, denunciando o desrespeito à lei da gratuidade a estudantes, idosos e portadores de deficiência em micro-ônibus. Assista o vídeo com o trabalho do deputado às quartas.

Limite para atendimento bancário passará a 15 minutos

Em 1998, na Câmara Municipal do Rio, quando era vereador, o deputado estadual Gilberto Palmares aprovou lei garantindo que o atendimento bancário fosse feito em 20 minutos. Agora, como deputado estadual, reduziu ainda mais este período. Foi aprovado em segunda discussão o projeto de lei 291-A/11, que estabelece que as agências bancárias terão prazo máximo de 15 minutos para atender os clientes. “Conquistamos a vitória da nova regra como forma de garantir um ambiente mais digno e confortável”, comemorou Palmares, lembrando que a proposta também trata da disponibilização de bebedouros e banheiros adaptados aos portadores de deficiência.