A dura espera dos moradores da Indiana

Conjunto_TriagemA luta pela moradia digna sempre mobilizou a população do Rio de Janeiro residente nas comunidades populares e em áreas de risco. A criação do Programa Minha Casa Minha Vida trouxe a essas famílias a esperança de conseguir a casa própria, apesar de problemas como o fato de a maioria dos conjuntos ficarem distantes dos locais de trabalho e dos bairros de origem.

Por isso, a mudança para o Morar Carioca, condomínio ao lado da estação Triagem do metrô, com 2.250 apartamentos, foi duplamente comemorada por moradores do Borel, Turano, Formiga, Indiana, comunidades que integram a Grande Tijuca, a menos de dois quilômetros de distância.

O conjunto, destinado prioritariamente a famílias que viviam em área de risco ou foram removidas por causa das obras para a Copa e Olimpíadas, ainda não está totalmente ocupado. E mesmo com os problemas vividos pelos transferidos, o balanço feito pelas famílias é positivo. Mães contam que, após a mudança, filhos que sempre tiveram problemas alérgicos estão quase curados.

Mas existe um grupo de pessoas que há três anos espera pela mudança. São 80 famílias da Comunidade da Indiana que aceitaram a proposta da Prefeitura do Rio, de transferi-las da área de risco para o conjunto habitacional.

A polêmica começou em janeiro de 2011, quando o processo de transferência, com a demolição de casas, foi criticado pelo Núcleo de Terras da Defensoria Pública do Estado, que obteve na Justiça uma liminar suspendendo as demolições. A Prefeitura decidiu, então, suspender a transferência. O resultado é que as 80 famílias vivem em permanente estado de tensão e espera, apesar de já terem a documentação aprovada.

Em apoio à luta das famílias, o ex-deputado estadual Gilberto Palmares participou, no início de julho, de uma reunião com a Secretaria de Habitação. A Secretaria assegurou que, junto com as famílias, iniciará a vistoria dos apartamentos para a formalização da transferência.

Leia mais no jornal Direito de Opinião acessando o link http://www.gilbertopalmares.com.br/wp-content/uploads/2015/06/direito_de_opiiniao_ed_1.pdf


Este post foi publicado em 15/07/2015 às 2:24 pm dentro da(s) categoria(s): Notícias.
Você pode seguir quaisquer alterações a esta entrada através de RSS 2.0 feed.


Link desta página no QRCODE: