O deputado estadual Gilberto Palmares apresentou projeto de lei 3160/2014 que declara a Folia de Reis Patrimônio Imaterial do Estado do Rio de Janeiro. A Folia de Reis é uma festa católica que celebra os Três Reis Magos.

De acordo com a tradição, grupos visitam casas, do final de dezembro até o dia de Reis, muitos dos quais motivados por propósitos sociais e filantrópicos. Cada grupo é composto por músicos tocando instrumentos, em sua maioria de confecção caseira e artesanal, como tambores, reco-reco, flauta e rabeca (espécie de violino rústico), além da tradicional viola caipira e do acordeão, também conhecida em certas regiões como sanfona, gaita ou pé-de-bode. Além dos músicos instrumentistas e cantores, o grupo muitas vezes se compõe também de dançarinos, palhaços e outras figuras folclóricas devidamente caracterizadas segundo as lendas e tradições locais. Todos se organizam sob a liderança do Mestre da Folia e seguem com reverência os passos da bandeira, cumprindo rituais tradicionais de inquestionável beleza e riqueza cultural.

Gilberto Palmares faz caminhada na comunidade da Formiga, na Tijuca, junto com a Folia de Reis.

Gilberto Palmares faz caminhada na comunidade da Formiga, na Tijuca, junto com a Folia de Reis.

Contudo ao contrário dos Reis da tradição, o propósito da folia não é o de levar presentes mas de recebê-los do dono da casa para finalidades filantrópicas, exceto, obviamente, as fartas mesas dos jantares e as bebidas que são oferecidas aos foliões.