Gilberto Palmares na Rio +20

Transporte foi o tema abordado pelo deputado estadual Gilberto Palmares em Seminário promovido pela Alerj na Rio +20, no Riocentro. Palmares criticou a falta de uma política integrada de transportes e o fato de que os principais interessados, os usuários, jamais são chamados para discutir o planejamento do transporte urbano. Ele lembrou que a Alerj tem feito a sua parte, aprovando leis que beneficiam os moradores na questão da mobilidade urbana. Palmares é autor de emendas que asseguram aos moradores do Complexo do Alemão duas passagens gratuitas por dia no teleférico; e duas passagens gratuitas nas barcas aos moradores de Paquetá e Ilha Grande. Palmares também participou da Marcha dos Povos e esteve presente na Cúpula dos Povos.

Apoio aos candidatos do interiorl

O deputado estadual Gilberto Palmares esteve no interior no sábado, dia 21/6. Em Carapebus, participou de reunião com o vereador do PT Juninho e o prefeito da cidade Amaro Fernandes, do PRB, declarando apoio ao candidato à reeleição. Em Quissamã, Palmares participou da Convenção do PT que formalizou o nome da vereadora Fátima à prefeitura, com o apoio de outros 10 partidos. Junto com o senador Lindbergh Farias o deputado também esteve presente na convenção do PDT em Cabo Frio. Lá, o PT apoia o candidato Jânio Mendes. “O ano de 2012 é muito importante para o fortalecimento do PT no nosso estado. Vamos entrar de cabeça nas candidaturas do PT e dos partidos aliados”, explicou Palmares.

Palmares fiscaliza gratuidade no teleférico do Alemão

Autor da emenda que garantiu aos moradores do Complexo do Alemão duas passagens gratuitas, por dia, no teleférico, o deputado estadual Gilberto Palmares visitou as comunidades para fiscalizar a aplicação da lei. E recebeu várias denúncias dos moradores sobre as dificuldades para valer o seu direito à gratuidade, entre elas a de que as crianças só têm direito à gratuidade durante o período escolar. Nos finais de semana, feriados e férias, elas têm que pagar para usar o teleférico. Os moradores também se queixaram da cobrança de R$ 4,95 para o cadastramento e de R$ 17,00 para tirar a segunda via do cartão. Palmares enviou ofício à Secretaria Estadual de Transportes cobrando solução para os problemas denunciados pelos moradores.

Comissão da Verdade será votada quarta, dia 27

O projeto de lei 889/2011, de autoria do deputado Gilberto Palmares, cria a Comissão da Verdade Estadual. “Esta comissão será superrelevante porque subsidiará a Comissão Nacional e foi no nosso estado onde aconteceram os piores casos”, explicou Palmares. Prova disso são os depoimentos do ex-delegado do Departamento de Ordem Política e Social (Dops), Claudio Antônio Nogueira Guerra, e do tenente-coronel Paulo Malhães, que atuou no Destacamento de Operações de Informações (DOI). Guerra, autor do livro Memórias de uma guerra suja contou, por exemplo, que levou os corpos de seis presos políticos para serem incinerados na fornalha de uma usina em Campos. Ele foi ouvido na segunda-feira, dia 25, na Comissão Nacional da Verdade. Já Malhães, em entrevista ao jornal O Globo, confessou que utilizava filhotes de jacaré e uma cobra na tortura dos presos na Casa da Morte, em Petrópolis.