Eduardo Paes no Sinttel dia 17

Para firmar um compromisso com o prefeito Eduardo Paes, o deputado estadual Gilberto Palmares fará um evento no Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações (Sinttel-Rio), na segunda, dia 17, às 17h30. Na ocasião, Palmares entregará ao prefeito, que é candidato à reeleição, um Termo de Compromisso para que a Prefeitura passe a exigir, nos editais de licitação para a prestação de serviços de teleatendimento, que as empresas vencedoras paguem aos trabalhadores o piso regional de salários. Palmares é autor da emenda que incluiu os teleatendentes/operadores de telemarketing, na Lei dos Pisos Regionais. Atualmente, o piso é de R$ 839,00 mas as empresas só pagam R$ 640,00. O encontro com o prefeito será na sede do Sinttel (Rua Morais e Silva, 94 – Maracanã) e a entrada franca.

Lei para as torcidas organizadas

Numa tentativa de inibir a violência e estimular as famílias a frequentarem os estádios, o deputado estadual Gilberto Palmares apresentou, em 2011, o Projeto de Lei 221/2011, que disciplina o ingresso de torcidas organizadas nos eventos esportivos. “O objetivo é evitar a ocorrência de atos violentos nos estádios de futebol e arredores. Por isso o projeto propõe que as torcidas sejam cadastradas e que, em caso de violência com algum integrante da torcida, a mesma ficará proibida de levar apetrechos aos estádios”, explica Palmares. O projeto já foi votado e aprovado em primeira discussão.

O Rio quer uma Comissão Estadual da Verdade

Pela quarta vez consecutiva não houve quorum para votar o projeto do deputado estadual Gilberto Palmares 889/2011, que cria a Comissão da Verdade Estadual. Recentemente, a Comissão Nacional da Verdade realizou uma audiência pública na OAB e reafirmou a importância do Rio ter uma Comissão Estadual. Mas nada disso sensibiliza a maioria dos deputados da Alerj que insistem em negar o quórum necessário para aprovação da lei. O Rio foi um dos estados mais atingidos pela repressão da ditadura militar. Aqui funcionaram 13 centros de tortura por onde passaram estudantes, sindicalistas, professores, jornalistas, operários e até donas de casa e crianças. “Foram centenas de presos e torturados, dezenas de mortos e desaparecidos. Até hoje, centenas de familiares, filhos, irmãos, pais e mães desses lutadores aguardam uma resposta à sua dolorosa busca. É inaceitável que a Assembleia Legislativa do Rio promova esse boicote à Comissão Estadual da Verdade”, protestou Palmares.


Conselheiro do CRT-RJ, na luta pela valorização dos técnicos industriais, em defesa dos direitos dos trabalhadores! Ex-deputado estadual PT. Diretor do Sinttel-Rio. Militante dos direitos humanos. Botafoguense.